sexta-feira, 17 de junho de 2011

Doenças causadas por vírus

Doenças causadas por vírus 
Ébola, AIDS, Sarampo, Rubéola, Dengue, Febre Amarela, Gripe, Gripe do Frango, Febre Tifóide, Resfriado.

Doenças causados por bactérias
Furúnculo, Difteria, Coqueluche, Tétano, Bronquite, Pneumonia, Cólera, Tuberculose, Hanseníase, Blenorragia, Sífilis, Sífilis Congênita, Meningite, Disenterias Bacterianas, As Bactérias e a Saúde Humana, Febre Reumática.

Doenças Causadas por protozoários
Amebíase, Tripanossomíase Americana [Doença de Chagas] , Leishmaniose Tegumentar, Leishmaniose Visceral, Giardíase, Tricomoníase, Malária, Toxoplasmose

Doenças Causadas por vermes
Caramujo Transmissor de Doenças, Teníase, Cisticercose, Esquistossomose, Ascaridíase, Ancilostomose, Cisto Hidático, Oxiurose, Dermatose Serpiginosa, Tricocefalíase

Doenças Psicológicas
Anorexia, Bulimia, Depressão, Hipocondria, Histeria, Neurose, Síndromes Maníacas, Xenofobia, Bruxismo, Exercícios de Relaxamento



Malária




A malária é uma das mais importantes doenças tropicais do mundo e apresenta-se bastante difundida no mundo. Essa doença caracteriza-se por desencadear acessos periódicos de febres intensas que debilitam profundamente o doente. A malária provoca lesões no fígado, no baço e em outros órgãos, além de anemia profunda devido à destruição maciça dos glóbulos vermelhos que são utilizados pelo Plasmodium para reproduzir-se.

Os transmissores da maleita são mosquitos do gênero Anopheles, como a espécie Anopheles (Nyssorhynchus) darlingi. Só as fêmeas destes mosquitos é que transmitem tal doença, pois são hematófagas. Os machos sugam apenas seiva vegetal.

As fêmeas colocam ovos em águas acumuladas entre as folhas de plantas epífticas, principalmente das bromélias.
No entanto, podem utilizar a água acumulada em vasos, latas e pneus velhos. As larvas completam o seu ciclo na água.

Sabe-se hoje que a malária é causada por diversas espécies de Plasmodium que são transmitidos por diferentes espécies de mosquito.

Protozoário Tipo de malária Ciclo (duração)
Plasmodium vivax terça benigna 48 horas
Plasmodium malariae quartã 72 horas
Plasmodium falciparum terçã maligna (fatal) 24 a 48 horas

Profilaxia da Malária (Prevenção)

Drenando-se valas e banhados, as fêmeas dos mosquitos não terão mais local apropriado para a postura;
A criação de peixes larvófagos, isto é, que se alimentam de larvas dos mosquitos, produz bons resultados;
O uso de repelentes e a utilização de tela nas janelas impedem que os mosquitos se aproximem do homem;
Evitar o acúmulo de pneus velhos, latas, vasos e outros recipientes que armazenam água, possibilitando a reprodução do mosquito.
Certas árvores, como o eucalipto podem ser usadas como plantas drenadoras, porque absorvem muita água do solo. Não havendo água estagnada, as fêmeas dos mosquitos não terão local adequado para a postura;
Finalmente, a educação sanitária e o tratamento medicamentoso (alcalóides) dos enfermos são medidas indispensáveis.
Ainda não há vacina contra a malária.




Como você não disse qual é,mando essas2 respostas:
Leishmaniose Tegumentar




É uma doença infecciosa causada por um protozoário, a Leishmania braziliensis, transmitida pela picada das fêmeas de mosquitos flebotomídeos, principalmente do gênero Lutzomya, conhecidas popularmente como "birigüi", "mosquito-palha", "corcudinha", etc.

Geralmente, a doença não leva o paciente à morte, mas causa lesões cutâneas e nasofaríngeas deformantes e dolorosas, dificultando a própria alimentação e diminuindo a capacidade para o trabalho.
É primariamente uma zoonose, própria de roedores silvestres, podendo ser transmitida ao homem, hospedeiro acidental.



Leishmaniose Visceral




É uma protozzose pela Leishmaniose donovani, que é transmitida pelos mesmos mosquitos vetores da leishmaniose tegumentar, ou seja, do gênero Lutzomya (antigamente, Phlebotomus).

Provoca febre, ascite (barriga d'água), hepatomegalia (grande fígado), esplenomegalia (aumento do baço), emagrecimento, complicações cardíacas e circulatórias.

É muito mais grave que a leishmaniose tegumentar, mas felizmente é muito mais rara, na proporção de 1 para 20 casos notificados em nosso país. As medidas profiláticas são as mesmas da leishmaniose tegumentar.



Tifo

O tifo epidêmico, popularmente chamado simplesmente de tifo, é uma doença epidêmica transmitida pelo piolho humano do corpo e causada pela bactéria Rickettsia prowazekii. Atualmente, o termo tifo também pode designar uma série de doenças infecciosas agudas, causadas por rickettsias, caracterizadas por dores de cabeça, calafrio, febre, dor no corpo e nas articulações, manchas vermelhas e toxemia (substâncias tóxicas no sangue), que duram cerca de duas ou três semanas. O tifo não tem nenhuma relação com a febre tifóide, causada pelas Salmonellas.

Epidemias da doença quase sempre estão relacionadas a fatores de ordem social, como falta de higiene e pobreza extrema, razão pela qual são comuns em períodos de guerra e escassez de água, campos de refugiados, prisões, campos de concentração e navios. Veja abaixo os principais tipos de tifo:

Tifo epidêmico (ou exantemático) - Causado pela bactéria Rickettsia prowazekii, ele é transmitido pelo piolho humano do corpo Pediculus humanus corporis ou, mais raramente, pelo piolho dos cabelos. A transmissão se dá quando o piolho excreta suas fezes, liberando bactérias que invadem o corpo humano através de feridas invisíveis na pele. Estes microorganismos se reproduzem no interior de células endoteliais, que revestem os vasos sanguíneos, provocando inflamação.

O tifo epidêmico foi durante muito tempo uma causa importante de epidemias mortíferas na Europa e Ásia. Focos da doença existem hoje em muitos países da Ásia, África, regiões montanhosas do México, e América do Sul e Central. No Brasil, esta forma de tifo ainda não foi descrita.

O tempo de incubação do tifo exantemático varia de 1 a 2 semanas, mas, na maior parte dos casos, os sintomas ficam evidentes dentro de 12 dias. A febre alta costuma surgir após duas semanas e, dentro de quatro a sete dias, aparecem as manchas. A mortalidade da doença é de cerca de 10 a 40% dos casos não tratados, mas em pessoas maiores de 50 anos, essa taxa pode subir para 60%. O paciente deve ser medicado com antibióticos. Existe uma vacina, mas ela só é usada eventualmente.

Uma complicação decorrente do tifo exantemático é a doença de Brill-Zinsser, que pode ocorrer até anos mais tarde. A doença é conseqüência de rickettsias que se esconderam do sistema imune (de defesa do organismo) e que aproveitam períodos de baixa imunidade para se instalar.

Tifo murino (ou endêmico) – Os ratos são os principais vetores da doença causada pela bactéria Rickettsia mooseri. Assim como ocorre na peste, o tifo murino é transmitido para o homem quando há um grande número de roedores contaminados (epizootia), o que obriga a pulga Xenopsylla cheopis a buscar novos hospedeiros. A doença é comum em várias ilhas e zonas portuárias do mundo. No Brasil, ela já foi descrita nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A evolução do tifo murino é essencialmente a mesma do exantemático, embora ele seja mais brando e apresente complicações menos freqüentes. Como as demais infecções causadas por rickettsias, o tifo murino é tratado com antibióticos.

Para combater a doença, é necessário manter condições adequadas de higiene e controlar a proliferação de ratos.

Fonte(s):






para mais informações acess o site:

http://www.brasilescola.com/doencas/

2 comentários:

  1. Parabéns alunas, vocês usaram os recursos no Blog que ensinei nas aulas passadas. Configurar as fotos no mesmo tamanho, as postagens devem estar com o texto justificado, a mesma letra e rever título do blog. Professora Patrícia.

    ResponderExcluir